Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, concorda?
Além de desenvolver as atividades principais da organização, é necessário cumprir com todas as obrigações e suprir todas as necessidades do Governo, dos colaboradores e dos consumidores.
Para otimizar todos os serviços que não são considerados o core business da empresa, muitos gestores optam por duas estratégias, conhecidas como: insourcing e outsourcing.
Você já ouviu falar delas?
Nesse post vamos entender o que são essas estratégias, quais são os seus benefícios e analisar em quais situações o insourcing e outsourcing são as melhores decisões, acompanhe:
Índice
ToggleOutsourcing: Uma estratégia de “terceirização externa”
De forma geral, podemos dizer que Outsourcing é a contratação de uma empresa para realizar atividades que a organização contratante não tem conhecimento ou infraestrutura para executar, mas cujos serviços são necessários e essenciais ao seu funcionamento.
O Outsourcing é utilizado para os mais diversos setores de uma empresa, podendo ser contratado para realizar serviços de limpeza, tecnologia e até mesmo financeiro e comunicação.
Veja a seguir quais são as suas principais vantagens e benefícios:
Redução de custos e despesas operacionais:
Uma das razões pelas quais as empresas mais buscam o Outsourcing, está relacionado com a diminuição de custos com infraestrutura, processos e colaboradores.
Quando uma organização é contratada para realizar atividades secundárias de uma empresa, não há a necessidade de criar um departamento, alterar as estruturas do escritório e nem de contratar profissionais especializados.
Dessa forma, a empresa economiza com infraestrutura e pessoal e ainda dispõe de especialistas e tecnologia que não existem em seu empreendimento.
+ Sua empresa gasta mais do que fatura? Veja 05 dicas para reduzir os custos!
Foco total no core business da empresa:
Você certamente já deve ter lido essa frase em algum lugar da internet: “concentre-se no que faz de melhor e deixe o restante para especialistas”.
Esse conceito, de modo geral, resume o objetivo do Outsourcing. Na medida que uma outra organização é contratada para realizar algumas atividades secundárias, a empresa contratante consegue planejar melhor as metas e os objetivos organizacionais e possui mais tempo para desenvolve-las no seu empreendimento.
Atualização constante do serviço:
E por último, mas não menos importante, o Outsourcing também permite a atualização constante dos serviços secundários da empresa!
Alguns setores, como a contabilidade geral e a contabilidade fiscal, por exemplo, necessitam estar sempre atentos as novidades e atualizações que são lançadas frequentemente pelo Governo, sob pena de multa ou advertência da Administração Pública.
Mas não para por aí, a tecnologia e a competitividade do mercado também exigem inovação, a fim de evitar ter em mãos um negócio arcaico e retrógrado.
E qual a sua diferença com a Terceirização?
Embora tenham nomes diferentes, tanto o Outsourcing quanto a Terceirização, referem-se à transferência de uma tarefa, serviço ou manutenção a uma empresa, pessoa ou organização.
Porém, a terceirização está ligada a serviços mais braçais, como portaria e segurança, e geralmente não precisam de conhecimento técnico específico.
Já o Outsourcing, tem como objetivo designar serviços a terceiros, sendo que este trabalho demanda de equipamentos e/ou mão de obra especializada.
Insourcing: Uma estratégia de “terceirização interna”
Ao contrário do Outsourcing, o Insourcing é a estratégia de manter todos os serviços de uma empresa operando internamente, sem a contratação de fornecedores para terceirizar serviços e projetos.
Trata-se da contratação de profissionais especializados e a criação de um departamento dentro da empresa para atender as atividades organizacionais secundárias.
Existem diversos fatores que levam empresas a inserirem em sua estrutura, novas áreas que realizam atividades especializas, sendo as principais:
Ter o domínio de todos os processos organizacionais:
Alguns gestores gostam de ter o total controle sobre seus processos e, por isso, preferem manter a execução de todas as atividades dentro da própria empresa.
Ao utilizar serviços Outsourcing, por exemplo, você passar parte do controle dos procedimentos aos seus fornecedores, que tem como objetivo entregar o processo já pronto.
É importante ficar atento a um detalhe: Manter esse controle internamente pode gerar maiores custos ao negócio, já que é preciso dispor de pessoal e recursos para o novo departamento!
Aumentar a vantagem competitiva:
Quando uma atividade é mantida dentro dos limites da empresa (através da estratégia de Insourcing), os colaboradores já conhecem todo o processo e o direcionamento do negócio: entendem suas peculiaridades e sabem como tudo funciona.
Uma solução Outsourcing pode demandar um período de médio a longo prazo para a sua adaptação, pois a empresa contratada é especializada em uma determinada atividade, que precisará ser adequada à realidade de sua empresa.
Controlar melhor o tempo e os recursos da empresa:
Ao inserir as atividades secundárias para dentro da sua organização, é possível controlar melhor o tempo que será destinado a realização das tarefas e os recursos corporativos que serão necessários para sua execução.
Sendo assim, pode haver uma redução de custos e tempo e os investimentos podem ser melhor direcionados as necessidades do setor.
Considerações Finais
Ao final desse post, você conseguiu responder a principal pergunta desse artigo: “Insourcing x Outsourcing: Qual a melhor estratégia para minha empresa?’
Para chegar a resposta dessa pergunta, cada gestor deverá avaliar os processos e os gargalos do seu negócio, a fim de analisar qual estratégia trará mais benefícios para sua organização.
Além disso, também é saudável utilizar essas duas estratégias em conjunto, já que é importante que a empresa tenha sua própria equipe e infraestrutura, mas também busque parceiros no mercado que possam incrementar seu poder tecnológico.
Se você quiser conversar mais sobre Insourcing ou Outsourcing ou tiver alguma dúvida a respeito, mande um e-mail para cinthia@diretocontabilidade.com.br. Sua dúvida pode ser a mesma dos outros gestores!
Aproveitando que você está por aqui, que tal conferir esses outros posts sobre Consultoria:
- Consultoria: 05 Sinais que é hora de contratar uma!
- Você já recuperou o depósito recursal da sua empresa?
- Gestão Empresarial na prática: Os pilares para o sucesso!
Por Cinthia Sayuri, departamento de Marketing da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria! ?