Ícone do site Direto Group

Como escolher o ponto estratégico do seu negócio?

Silvinei Toffanin, sócio diretor da Direto, participou de uma reportagem veiculada pelo Jornal Diário de São Paulo, sobre a importância de escolher o ponto estratégico e a localização da sua empresa, veja a matéria na íntegra!

Data da publicação: 12/11/2012

Artigo original: Jornal Diário de São Paulo

 

Pontos comerciais estabelecidos em lugares estratégicos influenciam em até 70% da rentabilidade financeira.

Na hora de escolher um ponto comercial para montar a sua empresa diversos aspectos devem ser rigorosamente verificados para evitar instalar-se em locais com pouco fluxo de clientes.

De acordo vom o Sebrae, a escolha do lugar onde a empresa vai se estabelecer é responsável por até 70% do sucesso daquele negócio. Esta escolha pode também alavancar um estabelecimento ou condená-lo ao fracasso.

Um alerta, é que não adianta economizar no aluguel em uma região de menor fluxo comercial, pois a empresa terá de gastar mais com divulgação para atrair a atenção do público-alvo.

O consultor do Sebrae Marcelo Sinelli afirma que um ponto bom é caro porque traz notoriedade e prestígio para a marca. “Uma vez atendi uma moça que tinha montado um salão de beleza na avenida principal de seu bairro. Depois de ser assaltada, decidiu mudar-se para duas ruas acima e seu rendimento caiu mais da metade”, afirma Marcelo. Em casos como esse, o investimento em segurança é uma alternativa.

É crucial analisar o acesso. Verificar se é perto de ponto de ônibus ou estações de trem e metrô. E lugares que fiquem em curvas escondida ou com barreiras geográficas como viadutos e pontes encobrem a fachada da empresa

 

Documentação:

Além de identificar lugares estrategicamente favoráveis para o bom andamento do negócio, é fundamental analisar a documentação do imóvel que vai locar.

“As vezes, o empresário encontra um ponto ideal, mas com os documentos irregulares não consegue o alvará de funcionamento da Prefeitura. Isso acontece porque muitos proprietários de imóveis fazem alterações na estrutura do prédio e não registram na planta”, conta o diretor de Direto Contabilidade Silvinei Toffanin.

Para contratar uma empresa que cuide de toda a viabilidade financeira e legal da documentação de uma empresa para a abertura do negócio custa em média R$5 mil. Outra opção é procurar um dos consultores do Sebrae que fazem essa análise gratuitamente.

Sair da versão mobile