Tipos Societários e Regimes Tributários – Conheça as diferenças!

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Na maioria das vezes, o empreendedor, já decidido em montar o seu próprio negócio, se depara com uma vasta quantidade de informações sobre o assunto. São diversos procedimentos e termos empresariais que acabam deixando esse novo empresário confuso sobre qual, efetivamente, é o primeiro passo a ser dado para que a abertura de sua empresa se concretize.

De fato, é inevitável precisar entender e atender a uma série de processos jurídicos e exigências legais para o funcionamento de um negócio. E, nesse momento, é muito comum surgirem as seguintes dúvidas: Como adotar a estrutura jurídico contábil mais adequada para minha empresa? Como escolher o melhor tipo societário e o melhor regime tributário? Qual a diferença entre uma coisa e outra?

Visto que é uma escolha fundamental para a abertura e funcionamento de uma empresa, preparamos esse artigo especial com a definição do que é, e quais são os tipos societários e os regimes tributários disponíveis em nossa legislação.

Vamos lá?

 

Classificações das empresas

A legislação brasileira classifica as empresas quanto:

  • a seu seu porte;
  • seu enquadramento tributário e,
  • por tipo societário.

PORTE

Quando se fala em porte de empresa, basicamente estamos nos referindo ao tamanho da empresa, e isso pode ser medido considerando tanto valores em dinheiro, quanto considerando espaço físico ou número de pessoas que trabalham no negócio.

Quanto ao porte as empresas, podem ser:

  • Microempresa (ME)
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP)
  • Empresa de Médio Porte 
  • Grandes empresas

REGIME TRIBUTÁRIO

Com base no tipo do seu negócio e na sua quantidade de arrecadação, o regime tributário define como será a relação de sua empresa com o fisco. Em outras palavras, diz respeito às alíquotas e modelos de pagamentos dos tributos a serem pagos pela empresa. 

Os regimes tributários podem ser:

  • Simples Nacional (no caso de micro e pequenas empresas),
  • Lucro Real 
  • Lucro Presumido

+ Saiba mais sobre sobre regimes tributários aqui

TIPOS SOCIETÁRIOS

O tipo societário tem como finalidade tornar oficial a responsabilidade dos sócios quanto à pessoa jurídica que eles comandam. Ele traz os detalhes sobre a divisão de direitos e deveres entre os administradores e o tipo de fiscalização que o Estado fará em relação à empresa.

Se você conhece o conceito de natureza jurídica, pode julgar que estamos falando sobre o mesmo assunto.

Exemplos dos tipos societários:

  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
  • Sociedade Simples
  • Sociedade em nome coletivo
  • Sociedade em comandita simples
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade Anônima de Capital Fechado ou aberto
  • Sociedade em comandita por ações
  • Sociedade Cooperativa 
  • Sociedade Coligada

Conclusão

Com tudo separado, agora ficou mais fácil entender as diferenças, não é mesmo?

Deixando ainda mais claro: o Tipo Societário tem a finalidade de tornar oficial a responsabilidade dos sócios quanto a pessoa jurídica, já o Regime Tributário, são as formas pelas quais a tributação do negócio ocorrerá.

Dica extra: No início do processo de abertura de uma empresa, primeiro se define o tipo societário e depois o enquadramento do regime tributário. Essa prática se dá, entre outras razões, porque há tipos societários que estão atrelados a regimes tributários obrigatórios.

Ficou com alguma dúvida?

A Direto Contabilidade, conta com uma equipe de especialistas prontos para poder te orientar .

Preencha nosso formulário e solicite um contato de nossos especialistas, clicando aqui .





Que tal aproveitar que você está por aqui e conferir esses outros posts do blog da Direto?

Nos acompanhe também através de nossas redes sociais no Linkedin, Facebook, Instagram e Twitter.

Por Hellen Santos, Departamento de Marketing do Grupo DIRETO.

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento tributário para Family Office: Faça corretamente!

Planejamento tributário para Family Office, você sabe como fazer corretamente?  Então, fique tranquilo! Elaboramos este artigo para que você tire suas dúvidas de como funciona este tipo de planejamento tributário e tudo o que envolve sua estrutura!  O planejamento tributário é uma atividade que tem por objetivo diminuir a carga

BPO Financeiro para Family Office: principais vantagens

BPO Financeiro para Family Office: o que é e principais vantagens Confira as principais vantagens do BPO Financeiro para Family Office. O BPO Financeiro é uma solução que permite terceirizar as atividades financeiras de uma empresa.  Essa prática pode trazer diversos benefícios para os Family Offices, sendo empresas que gerenciam

Entenda o papel dos Multi Family Offices para famílias abastadas

Multi family office: Compreenda o que é e o que faz! Saiba como os Multi Family Offices oferecem expertise profissional, personalização e eficiência de custos para atender às necessidades da gestão financeira. As famílias abastadas, muitas vezes, enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças, investimentos e patrimônio. 

Proteção patrimonial para family office: como funciona?

Proteção patrimonial para family office: como funciona? Fique por dentro do conceito, como funciona e quais os principais benefícios da proteção patrimonial para o family office. Saiba como realizá-la! A proteção patrimonial é uma estratégia que visa preservar e aumentar o valor do patrimônio de uma pessoa ou de uma

Family Office: uma opção viável para todas as famílias.

Family Office: entenda como esse serviço pode ajudar sua família O Family Office é uma estrutura de gestão de patrimônio que foi tradicionalmente associada a famílias extremamente ricas.  Descubra como o conceito evoluiu e agora está se tornando cada vez mais acessível e benéfico para famílias de diferentes níveis de