Auditoria Interna também deve ser feita por PMEs

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Auditoria. Segundo os dicionários, trata-se do exame comprobatório relativo às atividades contábeis e financeiras de uma empresa ou instituição.

Sua empresa realiza auditorias periodicamente? Sabia que fazer uma auditoria interna ou mesmo externa não é algo exclusivo das grandes corporações?

Apesar de pouco utilizada entre PMEs, realizar auditorias pode trazer muitos benefícios para controle do patrimônio. Com as novas exigências fiscais e legais que estão há alguns anos em vigor no Brasil, as empresas têm buscado colocar a auditoria interna em seus processos – inclusive como medida preventiva – a fim de se preparar para auditorias externas e se manterem regulares perante os órgãos fiscalizadores. Com a auditoria interna na organização é possível evitar desperdícios, simplificar tarefas e organizar processos de gestão e controle administrativo, por exemplo.

Ao implantar tais processos, as empresas, independente de porte ou segmento, são beneficiadas: estão constantemente se certificando do bom andamento dos processos da empresa e têm um retorno positivo pela redução de custos com auditorias externas, uma vez que os processos de monitoramento e controle passam a ser permanentes. A auditoria interna, quando feita de forma preventiva, permite a análise da adequação dos controles internos e visa mais segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais. É papel do auditor interno analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa.

Ainda não está convencido? Elencamos alguns pontos que explicam a importância das empresas, desde as de pequeno porte, terem os controles internos em ordem. Veja a seguir:

  • Ideal na tomada de decisões operacionais e facilidade para obter informações mais pontuais;
  • Conquistar (ou reconquistar) a confiança dos investidores;
  • Evitar a evasão de recursos;
  • Cumprir leis e regulamentos aplicáveis;
  • Obter vantagem competitiva através de operações dinâmicas.

Quer saber mais sobre o assunto? A equipe da DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria está à postos para esclarecer suas dúvidas e orientar sobre o tema.

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento tributário para Family Office: Faça corretamente!

Planejamento tributário para Family Office, você sabe como fazer corretamente?  Então, fique tranquilo! Elaboramos este artigo para que você tire suas dúvidas de como funciona este tipo de planejamento tributário e tudo o que envolve sua estrutura!  O planejamento tributário é uma atividade que tem por objetivo diminuir a carga

BPO Financeiro para Family Office: principais vantagens

BPO Financeiro para Family Office: o que é e principais vantagens Confira as principais vantagens do BPO Financeiro para Family Office. O BPO Financeiro é uma solução que permite terceirizar as atividades financeiras de uma empresa.  Essa prática pode trazer diversos benefícios para os Family Offices, sendo empresas que gerenciam

Entenda o papel dos Multi Family Offices para famílias abastadas

Multi family office: Compreenda o que é e o que faz! Saiba como os Multi Family Offices oferecem expertise profissional, personalização e eficiência de custos para atender às necessidades da gestão financeira. As famílias abastadas, muitas vezes, enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças, investimentos e patrimônio. 

Proteção patrimonial para family office: como funciona?

Proteção patrimonial para family office: como funciona? Fique por dentro do conceito, como funciona e quais os principais benefícios da proteção patrimonial para o family office. Saiba como realizá-la! A proteção patrimonial é uma estratégia que visa preservar e aumentar o valor do patrimônio de uma pessoa ou de uma

Family Office: uma opção viável para todas as famílias.

Family Office: entenda como esse serviço pode ajudar sua família O Family Office é uma estrutura de gestão de patrimônio que foi tradicionalmente associada a famílias extremamente ricas.  Descubra como o conceito evoluiu e agora está se tornando cada vez mais acessível e benéfico para famílias de diferentes níveis de