Avaliando o desempenho do seu negócio através de indicadores

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Pelo menos uma vez por mês e ao final de cada ano, o empresário precisa fazer uma análise dos resultados da sua empresa, afim de verificar o que foi realizado corretamente e o que deve ser melhorado. Esta análise é muito importante para garantir a saúde financeira do seu negócio e ajudar a evitar grandes perdas. Abaixo listamos alguns indicadores de desempenho que conseguem dar o “raio-x”do seu negócio, a saber:

Lucratividade

Esse índice aponta para o poder de ganho da sua empresa em comparação com o lucro líquido relacionado ao resultado total. O que quer dizer que esse cálculo implica no lucro que você consegue ter sobre o trabalho desenvolvido.

Rentabilidade

O índice de rentabilidade tem como função apontar o poder de retorno ou ganho do dinheiro que foi investido na companhia. Em outras palavras, a taxa revela a atratividade do ramo já que mostra ao empreendedor a velocidade do ganho de seu capital investido no negócio.

Liquidez

Analisar a liquidez implica no cálculo e na interpretação das taxas de liquidez, que apontam para a capacidade da corporação em cumprir o que foi assumido com os terceiros. Saiba que para analisar a liquidez é necessário um relatório do fluxo de caixa.

Endividamento

A taxa indica a dependência da companhia em associação aos recursos adquiridos com terceiros como, por exemplo, os bancos. Quanto mais a companhia depender dos recursos, suas despesas financeiras serão maiores. O endividamento fora de controle pode implicar no fechamento da empresa. Por isso o cálculo e o devido acompanhamento dessa taxa são importantes para a saúde financeira da corporação e para evitar um susto no futuro.

Margem de contribuição

A margem é referente à diferença entre o lucro bruto retirando os gastos variáveis. A quantia da margem de contribuição precisa superar as despesas financeiras e fixas para a geração do lucro.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio revela a quantia de serviços ou vendas prestados necessários para cobrir todas as despesas da empresa, para que a mesma não sofra um prejuízo. Ou seja, esse índice é quando as vendas ficam niveladas com os gastos totais, sem geração de prejuízo ou lucro para a companhia.

Acompanhar e analisar estes indicadores de desempenho é fundamental para a gestão da sua empresa e também para conseguir financiamentos. Isso porque, geralmente, os bancos analisam a capacidade que um negócio tem de conseguir pagar a divida contraída. Estes números ainda podem ajudar a convencer seus sócios sobre alguma manobra ou investimento, além de permitir que vocês evitem sustos e encontrem soluções mais rápidas para possível problemas financeiros.

Caso você ainda não tenha esses indicadores para seu negócio, e pretende tê-los daqui em diante para fazer a gestão do seu negócio entre em contato conosco, a DIRETO poderá fazer a sua escrituração contábil, fiscal e trabalhista e gerar esses indicadores mensalmente para você.

 

 

 

 

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento tributário para Family Office: Faça corretamente!

Planejamento tributário para Family Office, você sabe como fazer corretamente?  Então, fique tranquilo! Elaboramos este artigo para que você tire suas dúvidas de como funciona este tipo de planejamento tributário e tudo o que envolve sua estrutura!  O planejamento tributário é uma atividade que tem por objetivo diminuir a carga

BPO Financeiro para Family Office: principais vantagens

BPO Financeiro para Family Office: o que é e principais vantagens Confira as principais vantagens do BPO Financeiro para Family Office. O BPO Financeiro é uma solução que permite terceirizar as atividades financeiras de uma empresa.  Essa prática pode trazer diversos benefícios para os Family Offices, sendo empresas que gerenciam

Entenda o papel dos Multi Family Offices para famílias abastadas

Multi family office: Compreenda o que é e o que faz! Saiba como os Multi Family Offices oferecem expertise profissional, personalização e eficiência de custos para atender às necessidades da gestão financeira. As famílias abastadas, muitas vezes, enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças, investimentos e patrimônio. 

Proteção patrimonial para family office: como funciona?

Proteção patrimonial para family office: como funciona? Fique por dentro do conceito, como funciona e quais os principais benefícios da proteção patrimonial para o family office. Saiba como realizá-la! A proteção patrimonial é uma estratégia que visa preservar e aumentar o valor do patrimônio de uma pessoa ou de uma

Family Office: uma opção viável para todas as famílias.

Family Office: entenda como esse serviço pode ajudar sua família O Family Office é uma estrutura de gestão de patrimônio que foi tradicionalmente associada a famílias extremamente ricas.  Descubra como o conceito evoluiu e agora está se tornando cada vez mais acessível e benéfico para famílias de diferentes níveis de