Dia do Consumidor: 05 Maneiras para sua empresa aproveitar esse dia

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Sua organização já criou estratégias para o Dia do Consumidor?

Aproveitar datas comemorativas como esta são muito importantes e podem ser uma grande oportunidade para aumentar o número de vendas e a visibilidade da sua empresa.

Segundo o Ebit, no Dia do Consumidor, espera-se faturar mais de R$ 224 milhões só com o comércio eletrônico brasileiro! Valor que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

Quer aproveitar todas as vantagens desse dia? Então acompanhe nosso post! Vamos entender o que é essa data, porque ela foi criada e ainda conferir 05 dicas para sua empresa aproveitar e lucrar muito mais!

 

Afinal, o que é Dia do Consumidor?

“Todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido.”

Certamente você já leu essa frase na internet ou em alguma revista, não é mesmo? Ela foi dita pelo presidente norte americano, John Kennedy, no dia 15 de março de 1962.

Na época, seu discurso gerou grande debate no mercado corporativo, sendo por isso, marcado e considerado como um dia de defesa dos direitos dos consumidores, ou melhor, “O dia do Consumidor”.

Porém, essa data começou a ser comemorada e ser utilizada como estratégia de marketing apenas em 2016, quando a empresa Buscapé trouxe todo esse debate à tona novamente.

De lá para cá, o faturamento das organizações no Dia do Consumidor cresceu mais de R$ 50 milhões e tem se consolidado como uma oportunidade para aquecer as vendas nesse primeiro semestre do ano.

Vamos ver o que sua organização pode fazer para aproveitar todas essas vantagens?

 

05 Dicas para aproveitar o Dia do Consumidor

 

01) Crie expectativas no seu cliente:

Você já se sentiu ansioso para assistir um filme que ainda não estava em cartaz no cinema?

E na compra de um produto? Você já sentiu um grande desejo em adquiri-lo antes mesmo que suas vendas fossem liberadas?

Todos esses sentimentos nos deixam com grande expectativa, não é mesmo?

E por que não utiliza-los a nosso favor no Dia do Consumidor?

Há várias maneiras de fazer isso, por exemplo, você pode anunciar um novo produto ou serviço nesse dia, ofertas mercadorias com descontos, …

O importante é criar uma campanha que deixe seu público alvo ansioso para fechar um negócio com a sua empresa e assim fazer com que ele agregue ainda mais valor para sua organização.

Ah! É necessário salientar que a divulgação da oferta, alguns dias antes do Dia do Consumidor, é essencial! Pois só assim, sua campanha alcançará o público que deseja!

 

02) Recupere o tempo perdido:

O Dia do Consumidor também pode ser uma ótima chance para alavancar as vendas ou prestações de serviço da sua empresa, já que haverá grandes oportunidades para recuperar o caixa da sua organização!

Esse tópico pode ser muito vantajoso, ainda mais se o seu ramo de atividade sofreu impactos com os feriados do começo do ano, como o Carnaval.

Por isso, não perca essa chance!

 

03) Resgate clientes antigos:

Que tal aproveitar o Dia do Consumidor para criar uma campanha especialmente para os compradores que já fazem parte da sua cartela de clientes?

Quando um consumidor se sente especial, as chances dele fazer negócio com a sua empresa novamente, aumentam muito!

Por isso, além de fazer com os seus fregueses atuais sintam-se importantes, criar uma campanha diferenciada é uma ótima oportunidade para recuperar aqueles que já não fecham negócio com você há algum tempo …

#Ficaadica

 

04) Respeite o Direito dos Consumidores:

Você lembra que no início deste post, a gente conversou sobre o que é o Dia do Consumidor?

Essa data tem como objetivo defender os direitos dos clientes, bem como sua segurança, informação e decisão de escolha.

Por isso, nada mais justo do que seguir à risca o que diz o Código de Defesa do Consumidor no Dia do Consumidor, não acha?

Portanto, atender os prazos de entrega, cumprir com promoções e preços anunciados, fornecer notas fiscais são só algumas das regras que devem ser cumpridas. E o mais importante, além de estar dentro da lei, seus clientes ainda ficam muito mais satisfeitos! 😀

 

05) Faça um Planejamento Financeiro:

O último passo, mas não menos importante para aproveitar todos os benefícios do Dia do Consumidor, refere-se a: Planejamento Financeiro!

Você já colocou no papel quanto pretende gastar e ganhar nesse dia?

Fazer essa análise, juntamente com o departamento financeiro, contábil e fiscal da sua empresa, é imprescindível para criar uma campanha mais estratégica e consequentemente, mais rentável.

Além disso, só com esse planejamento em mãos, é possível definir as diretrizes que serão necessárias para o projeto tornar-se viável e garantir a saúde do caixa e o cumprimento das metas propostas para o Dia do Consumidor.

É importante lembrar também que, sem um bom planejamento financeiro, é impossível mensurar o quanto seus consumidores aderiram a sua campanha, revisar custos e ainda identificar possíveis oportunidades.

Por isso, fique ligado!

 

Conclusão

Espero que as dicas que eu escrevi para você aqui nesse post te ajudem a criar estratégias eficientes e eficazes para o Dia do Consumidor!

Vamos fazer um rápido feedback para você não se esquecer de nada do que a gente conversou até aqui? Lembre-se de:

  • Criar expectativas no seu cliente;
  • Recuperar o tempo e as vendas;
  • Resgatar clientes antigos;
  • Respeitar o Direito dos Consumidores e
  • Fazer um Planejamento Financeiro.

Você sabe de mais alguma dica para aproveitar o máximo o Dia do Consumidor? Então me conta qual é!! Mande um e-mail para: cinthia@diretocontabilidade.com.br ou entre em contato comigo pelas redes sociais da Direto: Linkedin, Facebook e Twitter!

Falando em estratégias, que tal conferir 07 coisas que você pode fazer para impulsionar a sua empresa hoje mesmo? Nele eu escrevi 07 dicas que vão te ajudar muito não só no gerenciamento, como também no desenvolvimento da sua organização!!

Confira lá e depois me conta o que você achou!! ?

 

Por Cinthia Sayuri, departamento de Marketing da Direto, Contabilidade, Gestão e Consultoria.

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento tributário para Family Office: Faça corretamente!

Planejamento tributário para Family Office, você sabe como fazer corretamente?  Então, fique tranquilo! Elaboramos este artigo para que você tire suas dúvidas de como funciona este tipo de planejamento tributário e tudo o que envolve sua estrutura!  O planejamento tributário é uma atividade que tem por objetivo diminuir a carga

BPO Financeiro para Family Office: principais vantagens

BPO Financeiro para Family Office: o que é e principais vantagens Confira as principais vantagens do BPO Financeiro para Family Office. O BPO Financeiro é uma solução que permite terceirizar as atividades financeiras de uma empresa.  Essa prática pode trazer diversos benefícios para os Family Offices, sendo empresas que gerenciam

Entenda o papel dos Multi Family Offices para famílias abastadas

Multi family office: Compreenda o que é e o que faz! Saiba como os Multi Family Offices oferecem expertise profissional, personalização e eficiência de custos para atender às necessidades da gestão financeira. As famílias abastadas, muitas vezes, enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças, investimentos e patrimônio. 

Proteção patrimonial para family office: como funciona?

Proteção patrimonial para family office: como funciona? Fique por dentro do conceito, como funciona e quais os principais benefícios da proteção patrimonial para o family office. Saiba como realizá-la! A proteção patrimonial é uma estratégia que visa preservar e aumentar o valor do patrimônio de uma pessoa ou de uma

Family Office: uma opção viável para todas as famílias.

Family Office: entenda como esse serviço pode ajudar sua família O Family Office é uma estrutura de gestão de patrimônio que foi tradicionalmente associada a famílias extremamente ricas.  Descubra como o conceito evoluiu e agora está se tornando cada vez mais acessível e benéfico para famílias de diferentes níveis de