Enxugar custos: Bicho de sete cabeças?

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Crise. Quantas vezes ouvimos essa palavra nos últimos anos e quantas vezes mais iremos escutá-la? Junto com ela, sempre vem o famigerado desafio: cortar custos. Em tempos de crise, esse é um dos momentos em que o empresário se vê obrigado a rever a estratégia da empresa e a analisar números.

O interessante é que nesse exercício o empresário sempre enxerga o quanto ele próprio era indisciplinado especialmente para rever a estratégia e analisar os números. Assim, para gerenciar é preciso ter em mente, para o resto da vida, três fatores: liderança, método e conhecimento do processo.

Associado a esses três fatores, colocados em prática, é necessário ter o controle financeiro da empresa em mãos. Isso se dá através dos relatórios contábeis, além de outros indicadores imprescindíveis para mensurar o desempenho da empresa, como o EBITDA, que mostra a performance operacional da companhia e se o faturamento é suficiente para pagar investimentos, despesas, gerar caixa e lucro aos sócios.

Com base nesses dados, avalia-se: se a margem de receita bruta é boa, se é necessário aumentar o preço do produto, se a tributação é adequada à empresa, se as compras acontecem com bom preço, se é necessário trocar fornecedor, se a equipe é enxuta ou inchada demais, se o aluguel é muito caro, se o plano de investimentos está adequado, se os juros pagos nas dívidas são justos, etc. Tendo as respostas a todas as perguntas é possível efetuar os cortes necessários sem prejudicar o andamento do negócio. Vale lembrar que isso não significa demitir.

Há situações em que vale trabalhar com o Orçamento Base Zero (OBZ), que consiste em refazer todo o orçamento da empresa como se ela estivesse sendo aberta agora. Então, compara-se o resultado com o que vem sendo realizado. Será possível identificar desvios que poderão ser ajustados no dia a dia.

Parece fácil, não é? E realmente pode ser! Que tal conversarmos sobre a sua contabilidade, estratégias da empresa e até montar o EBITDA? Fazemos tudo isso aqui na DIRETO Contabilidade Gestão e Consultoria e podemos ajudar sua empresa a crescer.

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento tributário para Family Office: Faça corretamente!

Planejamento tributário para Family Office, você sabe como fazer corretamente?  Então, fique tranquilo! Elaboramos este artigo para que você tire suas dúvidas de como funciona este tipo de planejamento tributário e tudo o que envolve sua estrutura!  O planejamento tributário é uma atividade que tem por objetivo diminuir a carga

BPO Financeiro para Family Office: principais vantagens

BPO Financeiro para Family Office: o que é e principais vantagens Confira as principais vantagens do BPO Financeiro para Family Office. O BPO Financeiro é uma solução que permite terceirizar as atividades financeiras de uma empresa.  Essa prática pode trazer diversos benefícios para os Family Offices, sendo empresas que gerenciam

Entenda o papel dos Multi Family Offices para famílias abastadas

Multi family office: Compreenda o que é e o que faz! Saiba como os Multi Family Offices oferecem expertise profissional, personalização e eficiência de custos para atender às necessidades da gestão financeira. As famílias abastadas, muitas vezes, enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças, investimentos e patrimônio. 

Proteção patrimonial para family office: como funciona?

Proteção patrimonial para family office: como funciona? Fique por dentro do conceito, como funciona e quais os principais benefícios da proteção patrimonial para o family office. Saiba como realizá-la! A proteção patrimonial é uma estratégia que visa preservar e aumentar o valor do patrimônio de uma pessoa ou de uma

Family Office: uma opção viável para todas as famílias.

Family Office: entenda como esse serviço pode ajudar sua família O Family Office é uma estrutura de gestão de patrimônio que foi tradicionalmente associada a famílias extremamente ricas.  Descubra como o conceito evoluiu e agora está se tornando cada vez mais acessível e benéfico para famílias de diferentes níveis de