Você sabe quais são os principais gargalos enfrentados pelas PMEs?

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Qual pequena e média empresa não enfrenta obstáculos nos dia a dia do negócio até conseguir alcançar os resultados e obter lucro? Todas vivem da busca de resultados e todas, invariavelmente, passam por situações complicadas.

Mas, quais são os principais gargalos enfrentados pelas PMEs e quais são meios de superá-los? De acordo com o time de especialistas DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria, as empresas que não conseguem estabelecer, permanentemente, os principais pilares que são: Pessoas certas nos lugares certos; Liderança eficaz; Conhecimento técnico e Metodologia de gestão, acabam por enfrentar os chamados “gargalos”, que dificultam, ou até impedem, a continuidade de suas operações e, por consequência, sua sobrevivência.

O primeiro e principal gargalo é formado pelas pessoas. A empresa precisa buscar e recrutar, permanentemente, pessoas com perfil comportamental e conhecimento técnico adequados à sua função e à cultura do negócio.

Como segundo gargalo enxergamos os líderes que não conseguem atingir os resultados. Um líder verdadeiro é aquele que atinge os resultados com a sua equipe, respeitando os valores e a cultura do negócio.

O terceiro gargalo é o formado pela insuficiência do conhecimento técnico, necessário à boa execução das tarefas diárias dos líderes e colaboradores. Por sua vez, o quarto gargalo é a ausência de uma gestão absolutamente focada em resultados (a sobrevivência do negócio depende disso). Cabe à liderança, treinada e preparada na metodologia de gestão por resultados, atuar sobre os eventuais gargalos e à sua dinâmica interna (pessoas – conhecimento – ação).

No entanto, o diagnóstico de qual gargalo afeta o andamento das companhias não é tarefa fácil. Para isso, é necessário entender e trabalhar conceitos, sistemas e métodos que vão orientar a qualificação e o treinamento adequado dos líderes. Dessa forma, a liderança terá suporte concreto e permanente para que a empresa consiga atingir resultados consistentes, eliminando esses gargalos de desempenho operacional.

Em síntese, colocar as pessoas certas nos lugares certos, energizá-las, sincronizar os seus esforços e conectar suas prioridades com as da empresa, mantendo um elevado senso de urgência sobre os fundamentos do negócio, fará com que os resultados sejam permanente e consistentemente atingidos, garantindo a sobrevivência e o sucesso do negócio.

Associado a esses fatores, colocados em prática, é necessário ter o controle financeiro da empresa em mãos. Isso se dá através dos relatórios contábeis, além de outros indicadores imprescindíveis para mensurar o desempenho da empresa, como o EBITDA, que mostra a performance operacional da companhia e se o faturamento é suficiente para pagar investimentos, despesas, gerar caixa e lucro aos sócios.

E então, identifica algum gargalo enfrentado pela sua empresa? Precisa de ajuda para descobrir o que “emperra” o desenvolvimento do seu negócio? Vamos conversar!

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento tributário para Family Office: Faça corretamente!

Planejamento tributário para Family Office, você sabe como fazer corretamente?  Então, fique tranquilo! Elaboramos este artigo para que você tire suas dúvidas de como funciona este tipo de planejamento tributário e tudo o que envolve sua estrutura!  O planejamento tributário é uma atividade que tem por objetivo diminuir a carga

BPO Financeiro para Family Office: principais vantagens

BPO Financeiro para Family Office: o que é e principais vantagens Confira as principais vantagens do BPO Financeiro para Family Office. O BPO Financeiro é uma solução que permite terceirizar as atividades financeiras de uma empresa.  Essa prática pode trazer diversos benefícios para os Family Offices, sendo empresas que gerenciam

Entenda o papel dos Multi Family Offices para famílias abastadas

Multi family office: Compreenda o que é e o que faz! Saiba como os Multi Family Offices oferecem expertise profissional, personalização e eficiência de custos para atender às necessidades da gestão financeira. As famílias abastadas, muitas vezes, enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças, investimentos e patrimônio. 

Proteção patrimonial para family office: como funciona?

Proteção patrimonial para family office: como funciona? Fique por dentro do conceito, como funciona e quais os principais benefícios da proteção patrimonial para o family office. Saiba como realizá-la! A proteção patrimonial é uma estratégia que visa preservar e aumentar o valor do patrimônio de uma pessoa ou de uma

Family Office: uma opção viável para todas as famílias.

Family Office: entenda como esse serviço pode ajudar sua família O Family Office é uma estrutura de gestão de patrimônio que foi tradicionalmente associada a famílias extremamente ricas.  Descubra como o conceito evoluiu e agora está se tornando cada vez mais acessível e benéfico para famílias de diferentes níveis de