Governança familiar: como fazer da melhor maneira?

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Governança familiar: como fazer da melhor maneira?

Evite problemas para gerir o patrimônio da sua família. Descubra tudo sobre a governança familiar e garanta sucesso em sua administração!

A governança familiar é um tema de grande relevância para as empresas familiares, as quais representam significativamente a economia da sociedade.

Mas, você sabe o que é essa estratégia e como ela pode ajudar sua empresa familiar a prosperar?

Neste artigo, apresentamos o conceito, desafios e principais soluções, para evitar maiores problemas em sua rotina.

Além disso, mostraremos como o apoio de um serviço de family office pode ser seu principal aliado nesse processo.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre o tema!

Leia também:

O que é governança familiar?

Trata-se de um sistema onde a família que administra os negócios se relaciona, diretamente com eles, com a gestão e o legado da empresa.

O objetivo da governança familiar é criar uma organização estrutural de administração, definindo como a gestão acontecerá no domínio das próximas gerações, ou outros parentes envolvidos.

Ela envolve a definição de algumas regras, acordos, papéis, bem como missão, visão e valores da família empresária.

Também inclui a criação de mecanismos de comunicação, toda transparência e prestação de contas, assim como a resolução de conflitos, planejamento sucessório e patrimonial.

A governança familiar também deve estar alinhada com a governança corporativa, que é o conjunto de práticas que visam garantir a sustentabilidade, eficiência, ética e competitividade da empresa no mercado.

Por que a governança familiar é importante?

A governança familiar é importante porque ajuda a preservar e a fortalecer o capital humano, social e financeiro da família e da empresa, contribuindo para a harmonia, perenidade e a rentabilidade do negócio.

Alguns dos benefícios da governança familiar são, a melhora do clima organizacional e engajamento dos colaboradores, redução de riscos sobre conflitos entre os membros da família, bem como aumento de confiança e credibilidade.

Além disso, essa estratégia permite facilitar a sucessão e transição de gerações, protegendo o patrimônio familiar e empresarial.

Como implementar a governança familiar?

A implementação da governança familiar deve ser feita de forma gradual, participativa e adaptada à realidade de cada empresa e família.

No entanto, não existe um modelo único, ou uma receita pronta para essa estratégia.

Mas, é possível seguir alguns princípios e ferramentas que podem orientar todo esse processo.

Alguns dos principais passos a serem seguidos são:

  1. Realize um diagnóstico da situação atual da empresa e da família.
  2. Estabeleça um comitê ou grupo de trabalho para conduzir o projeto.
  3. Defina a missão, visão e valores, assim como os objetivos e metas da família.
  4. Elabore um código de conduta ou protocolo familiar.
  5. Crie uma estrutura junto aos órgãos de governança familiar.

Além disso, é preciso desenvolver e implementar um plano de comunicação, educação e desenvolvimento da família, visando informar, capacitar e, principalmente, integrar os membros da família.

Esse processo possibilita fortalecer os laços afetivos e profissionais.

Quais são os desafios da governança familiar?

A governança familiar envolve diversos desafios, que podem variar conforme o tamanho, complexidade e a maturidade da empresa e da família.

Dessa forma, alguns dos principais desafios são:

  • Desorganização e falta de regras bem definidas;
  • Nepotismo e falta de meritocracia;
  • Mistura de gastos da empresa com gastos familiares.

Além disso, é preciso superar eventuais conflitos gerenciais e sucessórios, devido a divergências e disputas entre as diferentes gerações de familiares, que podem ter expectativas distintas sobre o negócio e seu futuro.

Como um serviço de family office pode ajudar a superar esses desafios?

Se você faz parte de uma família com alto poder aquisitivo, ou possui um patrimônio familiar alto, certamente sabe que a gestão não é uma tarefa simples. Não é mesmo?

Por isso, é essencial buscar apoio de uma assessoria especializada para obter soluções integradas e personalizadas, conforme suas necessidades.

Um serviço de family office pode ajudar a superar os eventuais desafios da governança familiar, organizando e mantendo a harmonia das relações entre os familiares que participam do negócio.

Esse suporte oferece orientações e serviços financeiros, contábeis, fiscais e jurídicos, de forma transparente, eficaz e segura.

Isso permite auxiliar na elaboração e implementação do plano estratégico de governança e sucessão.

Assim, é possível prever cenários, riscos e oportunidades do negócio, promovendo a educação financeira e capacitação profissional de todos os membros da família, visando a que tenham uma gestão adequada dos seus bens e patrimônio.

A Direto Group pode te ajudar com a governança familiar!

Com 27 anos de experiência no mercado, oferecemos serviços personalizados e atendimento de excelência, visando prover soluções criativas e eficazes, que atendam às necessidades dos nossos clientes.

Contamos com um time altamente capacitado e com experiência nas áreas contábil, fiscal, trabalhista, legal, societário e de consultoria, prezando integridade e posicionamento.

Dessa forma, fornecemos informações precisas e relevantes para facilitar a sua tomada de decisão.

Portanto, converse conosco e veja como podemos te ajudar!

Garanta uma governança familiar segura!

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento tributário para Family Office: Faça corretamente!

Planejamento tributário para Family Office, você sabe como fazer corretamente?  Então, fique tranquilo! Elaboramos este artigo para que você tire suas dúvidas de como funciona este tipo de planejamento tributário e tudo o que envolve sua estrutura!  O planejamento tributário é uma atividade que tem por objetivo diminuir a carga

BPO Financeiro para Family Office: principais vantagens

BPO Financeiro para Family Office: o que é e principais vantagens Confira as principais vantagens do BPO Financeiro para Family Office. O BPO Financeiro é uma solução que permite terceirizar as atividades financeiras de uma empresa.  Essa prática pode trazer diversos benefícios para os Family Offices, sendo empresas que gerenciam

Entenda o papel dos Multi Family Offices para famílias abastadas

Multi family office: Compreenda o que é e o que faz! Saiba como os Multi Family Offices oferecem expertise profissional, personalização e eficiência de custos para atender às necessidades da gestão financeira. As famílias abastadas, muitas vezes, enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças, investimentos e patrimônio. 

Proteção patrimonial para family office: como funciona?

Proteção patrimonial para family office: como funciona? Fique por dentro do conceito, como funciona e quais os principais benefícios da proteção patrimonial para o family office. Saiba como realizá-la! A proteção patrimonial é uma estratégia que visa preservar e aumentar o valor do patrimônio de uma pessoa ou de uma

Family Office: uma opção viável para todas as famílias.

Family Office: entenda como esse serviço pode ajudar sua família O Family Office é uma estrutura de gestão de patrimônio que foi tradicionalmente associada a famílias extremamente ricas.  Descubra como o conceito evoluiu e agora está se tornando cada vez mais acessível e benéfico para famílias de diferentes níveis de