Divergências sobre o estímulo ao crédito

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Silvinei Toffanin, sócio diretor da Direto, participou de uma reportagem veiculada pelo jornal DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços, sobre as divergências sobre o novo estímulo ao crédito!

Data da publicação: 21/01/2016

Artigo original: http://www.dci.com.br/opiniao/divergencias-sobre-estimulo-ao-credito-id522646.html

 

DCI - Diário do Comércio & Indústria - 21.01.2016

 

Divergências sobre estímulo ao crédito

Ampliação de linhas com recursos direcionados tende a agravar ainda mais situação das finanças públicas

Além do imbróglio da taxa básica de juros, o governo tem de desatar o nó sobre o papel do crédito na economia. O Ministério da Fazenda tem defendido a adoção de estímulos, mas há reações do mercado contra essa medida com o argumento de que ela não impulsionaria a retomada da atividade econômica. “A piora nas condições do mercado e o esgotamento do ciclo de consumo sustentado por crédito impõe uma redução natural na demanda por financiamentos neste momento. Mas a ampliação de linhas com recursos direcionados nos bancos oficiais agravaria ainda mais a situação das finanças públicas”, diz a GO Associados, por exemplo.

Por onde andar: Assim como critica a alta de juros neste momento – desnecessária porque a menor expectativa de preços administrados neste ano e o enfraquecimento adicional da economia já seriam suficientes para segurar o avanço da inflação -, a GO Associados acredita que o governo deveria centrar esforços no avanço de uma agenda de produtividade na economia. “Os investimentos e as exportações seriam amplamente beneficiados, o que geraria efeitos multiplicadores importantes sobre a produção, o emprego, os salários e a arrecadação de tributos”, enfatizam os analistas.

Mãozinha da China: Tudo bem que a China está crescendo menos, mas o poder de fogo do gigante asiático continua grande. Dias atrás, segundo o jornal estatal chinês Diário do Povo, o primeiro presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), Jin Liqun, anunciou que o governo vai destinar ao banco um fundo especial de US$ 50 milhões para apoiar as obras de infraestrutura a serem realizadas nos países menos desenvolvidos. Instituição financeira de desenvolvimento multilateral, o BAII vai emitir a primeira concessão de empréstimo em dólares em meados deste ano.

Bom só para os governos: As áreas administrativa e fiscal terão que se estruturar para fazer dois recolhimentos de uma mesma venda. A norma é boa e justa para os estados, mas, como sempre, quem leva o ônus na implementação é o contribuinte, que terá que reforçar seu time e verá seus custos aumentarem em um momento em que o País passa por uma crise sem precedentes. Esta é a consequência das novas regras do ICMS sobre o e-commerce, ressalta Silvinei Toffanin, especialista em tributos e diretor da Direto Contabilidade Gestão e Consultoria.
 
Dinheiro e correria: Pesquisa da Abbott, empresa global de cuidados para saúde, mostra que falta de dinheiro e de tempo é o que mais desgasta a vida do paulista. O intuito do levantamento “O que é para o brasileiro viver ao máximo?” foi entender melhor como o brasileiro percebe sua vida atualmente, e o que pensa do futuro. Para 60,8% dos paulistas entrevistados, a saúde financeira é o que emperra a conquista de uma vida mais plena; e para 46,9%, a correria do dia a dia é o grande vilão. Para 85% dos paulistas, cultivar o convívio com a família é o que mais importa. 

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento tributário para Family Office: Faça corretamente!

Planejamento tributário para Family Office, você sabe como fazer corretamente?  Então, fique tranquilo! Elaboramos este artigo para que você tire suas dúvidas de como funciona este tipo de planejamento tributário e tudo o que envolve sua estrutura!  O planejamento tributário é uma atividade que tem por objetivo diminuir a carga

BPO Financeiro para Family Office: principais vantagens

BPO Financeiro para Family Office: o que é e principais vantagens Confira as principais vantagens do BPO Financeiro para Family Office. O BPO Financeiro é uma solução que permite terceirizar as atividades financeiras de uma empresa.  Essa prática pode trazer diversos benefícios para os Family Offices, sendo empresas que gerenciam

Entenda o papel dos Multi Family Offices para famílias abastadas

Multi family office: Compreenda o que é e o que faz! Saiba como os Multi Family Offices oferecem expertise profissional, personalização e eficiência de custos para atender às necessidades da gestão financeira. As famílias abastadas, muitas vezes, enfrentam desafios únicos quando se trata de gerenciar suas finanças, investimentos e patrimônio. 

Proteção patrimonial para family office: como funciona?

Proteção patrimonial para family office: como funciona? Fique por dentro do conceito, como funciona e quais os principais benefícios da proteção patrimonial para o family office. Saiba como realizá-la! A proteção patrimonial é uma estratégia que visa preservar e aumentar o valor do patrimônio de uma pessoa ou de uma

Family Office: uma opção viável para todas as famílias.

Family Office: entenda como esse serviço pode ajudar sua família O Family Office é uma estrutura de gestão de patrimônio que foi tradicionalmente associada a famílias extremamente ricas.  Descubra como o conceito evoluiu e agora está se tornando cada vez mais acessível e benéfico para famílias de diferentes níveis de